Aconteceu o que já era previsível há muito tempo. Depois de muitas mudanças de mãos, em termos de propriedade, gestão e operações e de diferentes estratégias de comunicação, a DIA foi comprada, no mercado português, por um dos seus concorrentes.
A Auchan que há alguns anos, ultrapassada pelo Continente, falhou a aquisição do Carrefour, conseguiu agora adquirir centenas de lojas do grupo DIA, crescendo assim no seu parque de lojas e expansão capilar por todo o país e, naturalmente, na faturação futura.
Dada a natureza das lojas da DIA, a Auchan vai assim aprofundar a sua estratégia de expansão, através de formatos de proximidade e sortido reduzido, ainda que, provavelmente, tenha de alienar alguns desses pontos de venda que não possuam localizações adequadas ou condições para uma operação viável, segundo os padrões da Auchan.
Com esta operação de concentração, não só a Auchan reforçará a sua quota de mercado, como também serão os consumidores a beneficiar, em todo o país, de uma melhor oferta e de melhores serviços que esta empresa retalhista, através da insígnia My Auchan, irá proporcionar.
Terminadas as férias de verão e aproximando-se já o Natal, este reposicionamento saúda-se e dele se espera excelentes resultados para a empresa e para os consumidores.
José António Rousseau
Presidente do Fórum do Consumo
www.rousseau.com.pt
P.S. Partilhe esta NL com outros profissionais para quem os temas do Fórum do Consumo possam ser relevantes.